Anthony Oyom Peter de 18 anos de idade, aluno da escola Greenhill Academy no Uganda ganhou o Prémio de Melhor Redacção com a sua inscrição “A watchful eye from above the heavens” (Um olhar atento do alto dos céus). Como recompensa para o alto nível da sua inscrição, o Anthony ganhou uma viagem para duas pessoas à Eutelsat em Paris para assistirem ao lançamento ao vivo de um foguetão. O Anthony também ganhou uma instalação DStv para a sua escola que incluiu uma parabólica, uma televisão, um descodificador e acesso gratuito ao pacote Educacional da DStv.
Clique para ver
A vencedora na categoria do Prémio para o Melhor Cartaz foi a Eva Chemwgorem de 16 anos de idade do Quénia, com a sua obra artística intitulada “Africa united through satellites” (A África unida através de satélites). O seu trabalho descreve como a tecnologia via satélite tem o potencial para ligar a África de várias formas. A Eva também vai receber uma viagem para duas pessoas à Eutelsat em Paris e a um local de construção de um satélite, bem como uma instalação DStv para a sua escola.
Clique para ver
O segundo classificado na categoria de Melhor Redacção foi Charles Finch, um aluno de 17 anos de idade da escola secundária Salesian High School em Manzini, Suazilândia. Ele recebeu uma viagem para duas pessoas à sede da MultiChoice Africa em Joanesburgo bem como à Agencia Espacial Sul-africana em Hartbeesthoek. A sua escola vai também beneficiar de acesso gratuito ao Pacote Educacional da DStv.
Clique para ver
Consolidando um excelente desempenho do Uganda nos Prémios, Tony Tumusiime da escola secundária Seeta High School em Mukono ganhou o prémio de segundo classificado na categoria de Melhor Cartaz para a sua obra artística titulada “Propelling Africa” (Impulsionando a África). Tony também ganhou uma viagem para duas pessoas à sede da MultiChoice Africa em Joanesburgo e à Agencia Espacial Sul-africana em Hartbeesthoek, bem como uma instalação DStv e acesso gratuito ao pacote Educacional para a sua escola.
Clique para ver
Mary Musimire, uma aluna do Uganda, ganhou o prémio para a categoria de melhor redacção com a sua inscrição titulada “Looking to the sky for answers” (Olhando para o céu para as respostas), que impressionou o júri com a sua criatividade. Em Maio de 2012, a Mary e a sua mãe viajaram a Paris onde visitaram as instalações da Eutelsat. A seguir, viajaram para o Porto Espacial Kourou na Guiana Francesa, América do Sul, onde assistiram a um lançamento ao vivo do foguetão Ariane 5. “Este prémio teve um grande impacto no meu futuro. Ele deu-me um novo sonho e foco, como um dia eu espero trabalhar na indústria do espaço”, disse a Mary.
Clique para ver
O prémio para o melhor cartaz foi atribuído ao Michael Yeboah do Gana, que ganhou uma viagem com o seu pai à sede e teleporto da Eutelsat, bem como ao local de construção de satélites Thales em França. No dia 09 de Novembro de 2012, uma cópia do seu cartaz partiu para o espaço na carenagem de um foguetão Ariane lançado da Guiana Francesa. Os segundos classificados Shanen Ganapathee das Ilhas das Maurícias (para a categoria de redacção) e Tofunmi Olagoke da África do Sul (para a categoria de cartaz) ganharam cada um, uma viagem ao centro de radiodifusão da MultiChoice Africa em Joanesburgo.
Clique para ver